Faz belas fotografias, tem um site muito bom e é uma pessoa agradável de se lidar. Então, porque não está a celebrar mais contratos e vendas para fotografar casamentos, eventos e ensaios durante o ano?
O seu estilo de fotografia
“Na sua divulgação, mostre apenas esse estilo de fotografia. O ideal seria um estilo que a maioria dos seus competidores não estão a usar. Quanto mais definido ficar, melhor, porque pessoas que amam aquele estilo de fotografia serão atraídos até si.” Mas isso não vai afastar outros possíveis clientes? Sim, mas é melhor ter 20% de pessoas que amam seu trabalho que 100% que apenas acham que até percebe de fotografia.
As pessoas compram a quem elas gostam e confiam
- O fotógrafo será rude ou maçador?
- O que acontece se nós não gostarmos das fotografias? Afinal, a maioria dos fotógrafos consegue juntar um portfólio decente, mas será que consegue fazer um bom trabalho em situações difíceis?
- O que acontece se chover?
- O fotógrafo será capaz de lidar com a minha família?
- O fotógrafo vai aparecer?
- Será que vamos ficar bem nas fotografias?
- Ele será capaz de nos manter todos unidos, nos momentos mais importantes?
- As fotos em grupo serão muito demoradas e consumirão muito tempo?
Por isso, uma forma de conseguir mais orçamentos é lidar com essas questões já no seu material de divulgação.
“Quando mostra a um casal que entende os medos deles e pode ajudá-los, eles começarão a confiar em si. Se conseguir fazer isso de uma maneira cativante, gentil e divertida, então a si chama-se, tornar os clientes nossos fãs. Uma dica, tenha uma política de “dinheiro de volta” caso aconteça algum imprevisto. Pode parecer um pouco radical, mas é a melhor maneira de lidar com algumas das preocupações de casais em dúvida. Seja confiante! Além de acalmar os clientes, essa decisão ajuda a demonstrar que é confiante no trabalho que faz e que realmente importa-se com seus clientes. “Isso já o fará destacar-se instantaneamente e construir a confiança.”
Seja diferente
Exemplo: “Escolha álbuns de casamento de 70 páginas do tamanho A3 que conseguem caber 250 fotografias à vontade? Esse número de fotografias conta, confortavelmente, toda a história do dia do casamento, assim, a noiva e o noivo não terão que deixar nenhuma fotografia de fora. Isso evita aquela conversa estranha com algum membro da família, onde o casal tem que explicar o porquê de alguém não estar no álbum e os amigos deles estão.” Ofereça em maior quantidade, muitas das vezes o problema dos clientes não é o dinheiro, mas sim a insegurança que sentem nas nossas palavras. Às vezes não precisa de ser diferente para se destacar. Só precisa explicar algo que outros fotógrafos não deixaram bem esclarecido. Por exemplo, muitos fotógrafos vão ao espaço do casamento antes da data para encontrar os melhores lugares para fotos românticas ou em grupo. Eles vêm onde a melhor luz estará e as melhores composições que poderão fazer.
“E muitos fotógrafos nem mencionam isso na sua campanha de marketing, então, se fizer isso solidifica-se no mercado como um profissional prestativo e dedicado”
Revele a sua personalidade
“As abas ‘Sobre’ ou ‘Quem Somos’ no seu site, blog ou plataforma social é muito importante. Se um casal não se conectar com o seu estilo depois de ler essa parte, é bem provável que eles nem entrem em contato para conhecê-lo si e aos seus serviços”.
Quanto menos revelar de si mesmo, mais distante e pouco amigável vai parecer.
Peça sempre aos seus clientes quando lhes entregar o trabalho que deixem ficar o seu testemunho
Dê o melhor de si na reunião com o cliente
- O que procura no seu fotógrafo para o casamento?
- Qual é a coisa mais importante para si sobre o seu casamento?
- Descreva o seu casamento em três palavras.
- Há alguma coisa que o está a preocupar?
Seja contratado
Outra opção é perguntar se o casal tem algo em mente que não foi abordado e que os possa esclarecer alguma questão. “O segredo é continuar a fazer perguntas até descobrir o que está impedir que eles o contratem naquele momento.