Crie um site
Atualmente ter um site não é uma opção: é obrigatório!
Pode publicar sessões do seu trabalho no Instagram, no Flickr, Pinterest e até em outras plataformas, mas isso não significa que não precise de um site.
O seu site unirá todas as suas plataformas digitais e atividades de marketing na web. Além disso, oferece ao potenciais clientes um lugar para irem, se quiserem saber mais sobre si. Um site institucional também transmite seriedade e profissionalismo. Não precisa de ser um site particularmente complicado. No entanto, deve garantir que o site identifique bem a sua marca. Ter um site é fundamental se pretende criar campanhas no Google Adwords e investir em ações de SEO para conquistar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa relevantes. Nesse aspecto também pode investir em SEO local.
Inicie um blog
A sua apresentação e o seu conteúdo, juntos, vem assegurar-lhe um boa posição na internet, e ter um blog é a parte estratégica para a atração de novos usuários para o seu site.
O blog também é muito importante para colocar palavras-chave no seu site e rankear melhor no Google e para a construção de uma imagem de autoridade, que estabeleça o seu nome como um especialista na sua área. Na fotografia isso é ainda mais relevante.
Compartilhe mais
Há sempre o risco das suas fotos serem usadas sem permissão, quando as divulga online, especialmente nas redes sociais. Entretanto, não deixe que isso o impeça de partilhar o seu trabalho. Quanto mais – e melhor – conseguir mostrar o que pode fazer, mais clientes virão ao seu perfil e que fiquem interessados pelo seu trabalho.
Utilize as redes sociais
Pode parecer ousado, mas acredito que sem as mídias sociais, não existe marketing digital para fotógrafos.
Plataforma para a construção de uma comunidade, mas também uma ótima maneira dos clientes o conhecerem a si e o seu trabalho. O novo algoritmo do Facebook prioriza o engajamento digital. Para conquistar isso, identifique os seus clientes nas fotos em que aparecem, publique as suas fotografias. Seja criativo também nessa hora!
Como é uma plataforma muito visual, o Instagram deve fazer parte do marketing digital para todos os fotógrafos.
Como o Facebook, o Instagram permite que exiba anúncios segmentados, que atinjam futuros clientes nos arredores da sua empresa, ampliando as suas chances de conquistar novos clientes. É mais fácil criar seguidores no Instagram com o uso de hashtags. Leva tempo e dedicação para aumentar o número de seguidores e encontrar clientes através da plataforma, mas pode ter a certeza de que é uma das plataformas mais eficazes para o seu negócio.
O LinkedIn é verdadeiramente a plataforma para networking profissional, portanto, pode ser uma mina de ouro. Você pode aperfeiçoar o seu currículo com o seu histórico de carreira e usá-lo para promover projetos e alcançar pessoas. Ele tem um público mais maduro que está interessado em criar relacionamentos significativos. Os clientes também costumam usar a plataforma para encontrar talentos, por isso, se sua página for atrativa, poderá esperar possíveis ofertas de trabalho.
Faça anúncios pagos
Investir em anúncios, seja no Google Adwords, no Facebook Ads e/ou no Instagram Ads irá ajudá-lo a alcançar usuários reais que estão interessados nos seus serviços. Esta é uma maneira de ganhar mais alcance. As plataformas de anúncios permitem que segmente o seu público e atinja clientes que realmente se encaixam no seu perfil e que tenham interesse por fotografia ou estão à procura de um fotógrafo, aumentando assim, oportunidades de fazer negócio.