Dicas para fotografar as luzes neste Natal

Dicas para fotografar as luzes neste Natal

Como fotografar luzes de Natal (melhores configurações e dicas)

A fotografia com luz de Natal é divertida e interessante, mas também pode ser desafiante.

Neste post, vou mostrar como fotografar luzes de Natal, incluindo luzes coloridas. 

Como configurar sua câmara para fotografar as luzes de Natal

1. Use uma velocidade de obturação lenta

As luzes de Natal são lindas, mas não são muito poderosas. Os nossos olhos adaptam-se à luz fraca muito rapidamente, para que possamos ver o cenário mais escuro com mais iluminação. Mas para isso precisamos da ajuda da nossa câmara.

Precisamos de uma velocidade do obturador relativamente lenta para que o brilho seja visível. O número exato depende de muitos fatores, como a potência das suas luzes e a natureza da iluminação ambiente. Mas posso recomendar começar com ¼ de segundo e trabalhar a partir daí. 

Faça uma fotografia de teste, veja se gostou do resultado e se as luzes não parecerem brilhantes o suficiente, defina a velocidade do obturador para 2 segundos ou até menos. 

Na imagem de exemplo acima, pode ver a diferença entre a velocidade do obturador de 2, 8 e 20 segundos. Se definir uma velocidade do obturador com um longo tempo de exposição, irá ver uma imagem sobre-exposta ficando com uma luz muito quente.

2. Obtenha um tripé

Velocidades lentas do obturador capturam as luzes natalinas com mais detalhes, mas também deixam sua foto vulnerável a desfoque devido ao movimento.

Tudo o que pode ter probabilidade de mexer pode criar desfoque. Para minimizar isso, tome muito cuidado para não mover os elementos de sua composição durante a exposição. Use SEMPRE que possível um tripé.

Definitivamente, recomendo fotografar com um tripé sempre que for tirar uma fotografia. Economiza tempo, permitindo que se concentre nos pequenos detalhes da sua composição fotográfica.

Para luzes de Natal, precisa de usar um tripé e adicionar um controlo remoto que também lhe vai ser muito útil. 

Se não tiver um tripé, tente colocar a câmara sobre uma superfície estável e use a função de temporizador automático da câmara. Isso eliminará a vibração da câmara quando pressionar o botão do obturador.

3. Fotografe com ISO baixo para evitar muito grão nas suas fotografias

O ISO alto produz grão. Se normalmente tira fotografias com iluminação artificial, que define de propósito, na maioria das vezes, o ISO deve estar o mais baixo possível.

Nos casos em que não pode controlar a luz ambiente, um ISO mais alto pode ser útil.

Comece com ISO 100 (algumas DSLRs são capazes de ir abaixo de 100). Isso deve ser o suficiente para superar os problemas do ambiente escuro. E se for necessário, aumente no máximo até ISO 800 em 90% dos equipamentos, pelo facto de ter sensores aps-c. Se tiver uma câmara com sensor full-frame, vai certamente poder aumentar um pouco mais o seu ISO.

Se precisar de mais luz, sugiro que aumente primeiro o tempo de exposição. Aumentar o ISO deve o ser seu último recurso.

5. Não use flash na câmara

Em primeiro lugar, esqueça o flash embutido na sua câmara. Esta é uma dica geral de fotografia, para ser honesto. Principalmente quando está a tentar capturar algo tão mágico e subtil como as luzes de Natal ou luzes, ainda é pior.

Se está a tentar capturar as luzes de Natal do lado de fora, provavelmente está longe do seu ponto de interesse. O flash da câmara não contribuirá muito para a exposição. Se está a fotografar em ambientes internos, o flash da câmara, por outro lado, tende a ficar muito forte e pode acabar com uma imagem sobre-exposta.

Ele domina toda a luz ambiente e a imagem resultante carece de calor ou de uma iluminação glamorosa. O flash da câmara também pode interferir nas cores das luzes de Natal, criando tons muito desagradáveis.

Ideias de fotos inspiradoras com luzes de Natal

Existem muitas maneiras de incorporar luzes de Natal nas suas imagens. Podem servir como decoração, fundo e até como fonte primária de iluminação. Deixo-lhe algumas ideias...

Crie luzes de bokeh na árvore de Natal

Não há melhor maneira de capturar a magia da árvore de Natal do que cobri-la com luzes e mostrar a sua forma com um bokeh magnífico. Use o foco manual para desfocar a árvore e deixe sua lente criar um bokeh com as pequenas luzes.

Tire uma foto em close-up das decorações de Natal

Pode usar as luzes para tirar fotografias de decorações de Natal na árvore. Quanto mais se aproximar do assunto e quanto maior a abertura usada, mais agradável será o bokeh do fundo.

Retratos claros com luzes de natal

Para adicionar um nível extra de criatividade às suas fotografias de Natal, experimente tirar retratos onde as luzes de Natal são a principal fonte de luz. Certifique-se de usar medição pontual e medir a luz com base nas luzes. Desta forma, eles não se apagam e vai obter uma iluminação atraente e discreta no rosto da pessoa.

 

 

 

Voltar para o blogue