Dicas de como tirar fotos de Maquilhagem Profissional

Dicas de como tirar fotos de Maquilhagem Profissional

Como fazer fotos de maquiagem? Existe algo diferente na fotografia de maquiagem com relação a outros tipos de fotografia? Qual é o melhor equipamento para fotos de maquiagem? Confira nesse post essas e outras respostas para essas e outras perguntas.

Como fazer fotos de maquiagem? Existe algo diferente na fotografia de maquiagem com relação a outros tipos de fotografia? Qual é o melhor equipamento para fotos de maquiagem? 

O que vai ver neste post:

Por onde começar?

1- O planeamento

Comece por definir o objetivo da fotografia. O que quer “vender” com a fotografia? Se for uma produção de noivado, por exemplo, escolha um fundo mais clean, e uma tonalidade mais suave, pense no cabelo que a modelo irá usar, nos acessórios, etc. Defina um conceito para a fotografia como um todo.

2- O plano de fundo

Cuidado com o plano de fundo da fotografia. Ele não deve ser mais chamativo que a modelo. 

Para fotografia de maquilhagem recomendo que utilize um fundo uniforme, que componha a fotografia mas que não chame mais a atenção do que a própria produção. Evite fotografias em ambientes com muita informação ao fundo. 

Se não tiver um fundo especial, utilize uma parede branca, fica limpo e bonito.

3- Os detalhes

Cuide de todos os detalhes. Desde o brinco da modelo até a roupa que ela estará a usar. Um brinco grande demais pode acabar por roubar a cena e distrair o seu olhar da maquilhagem.

Se não for utilizar um vestido ou um look para a produção, peça para a modelo ir de blusa mais decote, isso vai permitir que explore essa área com um iluminador, o que valoriza muito a produção.

Outra opção é utilizar um hobby para cobrir a roupa e criar um ar de “making-of” que fica super elegante.

4- O equipamento

O equipamento também conta muito na hora de captar uma boa foto. 

Você pode usar tanto um smartphone quanto uma câmara profissional. No entanto o fator mais importante é a sua habilidade em usar o equipamento.

O smartphone é mais prático e permite tanto captar a imagem quanto fazer a pós-produção tudo na palma da mão. 

A câmara garante uma fotografia mais rica em detalhes, mas pode expor muito a pele da modelo e a maquilhagem, por isso precisará de uma pós-produção mais cuidadosa.

Independente se a sua escolha é o smartphone ou a câmara, um fator de extrema importância é a iluminação.

5- A iluminação

A iluminação é fator determinante na qualidade da fotografia de maquilhagem. É importante ter uma luz de qualidade, com IRC (Índice de Reprodução de Cor) alto para garantir uma fiabilidade de cores na fotografia de maquilhagem. 

Recomendo a utilização de uma placa de LED ( o Iluminador Sun Gun de 600 LEDs Yongnuo YN-600L II) ou o Ring Light da mesma marca (Kit Led Ring Light Yongnuo YN308).

6- O ângulo

Explore ângulos que valorizam tanto a beleza da modelo quanto a técnica de maquilhagem realizada.

Por exemplo: Para uma maquilhagem mais alongada, um ângulo mais lateral (semi-perfil) irá valorizar mais. Já se é um cut crease uma foto mais frontal já ficará mais atrativo.

7- A pós-produção

Fazer ou não fazer pós-produção?

Essa é uma escolha pessoal. A minha dica é: Seja ético na pós-produção.

Pode melhorar a cor, a nitidez, o contraste e suavizar subtilmente alguma área da fotografia para deixar a mesma mais atrativa e assim com um aspeto mais comercial. 

Lembre-se, se decidir editar, não manipule a maquilhagem.

 

Boas fotos!

Voltar para o blogue